5o Semana de Engenharia Biomédica do Inatel tem a participação da SBEB com discussão sobre inovação tecnológica no âmbito da revolução industrial 4.0

No dia 08 de agosto de 2017, o Prof. Adriano Andrade, presidente da SBEB, participou da 5o Semana de Engenharia Biomédica do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

A cidade de Santa Rita do Sapucaí é conhecida por ser um polo de inovação na área de telecomunicações e eletrônica no Brasil. A trajetória da região foi alterada pela visão inovadora da Sinhá Moreira, que em uma de suas viagens, trouxe o princípio da eletrônica, do Japão para o Brasil. Em 1959 Sinhá Moreira fundou a primeira escola de eletrônica da América Latina, a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, que foi a semente do Vale da Eletrônica.

“Fundado em 1965, o Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as telecomunicações como foco. É uma instituição de ensino privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel).”

Diante desse cenário de inovação, em 2010 foi estabelecido no Inatel o curso de graduação em Engenharia Biomédica, o sexto nessa especialidade no Brasil, que tem sido coordenado pelo Prof. Fabiano Valias de Carvalho. O curso foi criado baseado na experiência com a pós-graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, que teve início 4 anos antes do curso de graduação. Tem característica interdisciplinar, formando um profissional para atuar na fronteira do conhecimento entre estas duas áreas e permite que a tecnologia seja aplicada em benefício da saúde.

INATEL

Fachada do prédio central do Inatel.

Durante a Semana de Engenharia Biomédica do Inatel o Prof. Adriano Andrade desenvolveu inúmeras ações em conjunto com estudantes e professores: (i) discussão sobre a missão da SBEB e a relevância da atuação de estudantes, pesquisadores e profissionais no âmbito da sociedade; (ii) inauguração de um centro de ensino em imagens médicas; (iii) palestra sobre a profissão Engenharia Biomédica no contexto da revolução industrial 4.0.

IMG_9850

Prof. Adriano discutindo a profissão Engenharia Biomédica e as competências necessárias ao processo de inovação no âmbito da Revolução Industrial 4.0.

DSC_8341

Discurso de inauguração do laboratório de Imagens Médicas do Inatel. Prof. Fabiano Valias (coordenador do curso de graduação do Inatel), Prof. Adriano Andrade (presidente da SBEB) e Prof. Marcelo de Oliveira Marques (diretor do Inatel).

Equp1

Visão geral dos equipamentos instalados no laboratório de imagens médicas do Inatel.

DSC_8381

Estudantes de Engenharia Biomédica do Inatel visitando as instalações do laboratório de Imagens Médicas.